Hoje aconteceu algo muito irritante! O "Portal de Pagamentos" da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro permaneceu inacessível durante todo o dia!
A Sinco é uma empresa focada em servidores. Por conta de algumas décadas de experiência acumulada, sabemos que um dos investimentos mais baixos quando se projeta uma contingência é o hardware.
Quando vemos uma situação como a de hoje, ficamos chocados com a falta de investimentos em infraestrutura que assola o governo e, pasmem, algumas empresas!
A Secretaria de Fazenda está para o Governo Estadual assim como o setor de faturamento está para empresas comerciais.
Se o Estado não emite as Guias de Cobrança, não arrecada. Se uma empresa não emite Notas Fiscais, não fatura!
Como arrecadar se os servidores da Secretaria de Fazenda estão fora do ar?
Entendemos que há certas datas no calendário onde as obrigações fiscais se acumulam. Por isso são chamadas de PICOS. Se uma empresa precisa dimensionar um servidor, não adianta mensurar sua carga/tráfego pela média do mês. É preciso mensurar pelo PICO.
De nada adianta um servidor que responda confortavelmente durante 28 dias do mês, mas entre em colapso nos 2 dias de PICO.
Em projetos sérios, calcula-se uma curva de crescimento otimista para os próximos 3 a 5 anos e, aplicando esse crescimento, simula-se o PICO de um mês potencialmente forte, daqui a 5 anos.
Qualquer equipamento que não esteja dimensionado para os picos que existirão daqui a 5 anos - contando com um bom crescimento (linear ou exponencial, depende do ritmo) - será um equipamento inútil em pouco tempo.
E assim foi durante todo o dia de hoje.
Fazendo pesquisas no Twitter, percebemos um grande número de usuários comentando as dificuldades com o Portal de Pagamentos da SEF/RJ.
Nesse cenário estavam escritórios de contabilidade, departamentos fiscais de grandes empresas, empresas como a Sinco e, até mesmo, um micro empresário individual que precisasse emitir um DARJ.
E o prejuízo não para por aí!
Em diversos estados - e aqui no Rio de Janeiro também - diversos produtos estão sendo enquadrados por uma maneira "diferenciada" de cobrar impostos, a Substituição Tributária.
Nessa nova modalidade, uma empresa que adquire um produto em outra unidade da federação precisa recolher antecipadamente os tributos estaduais do Rio de Janeiro.
Dessa maneira, ao adquirir placas de servidor em um distribuidor Intel fora do Rio de Janeiro, uma empresa como a SINCO precisa fazer o pedido e solicitar a Nota Fiscal eletrônica; de posse da DANFE tem de calcular o ICMS de Substituição Tributária e o ICMS-FECP, gerar dois DARJs (não se pode postilar, é preciso que sejam 2 DARJS distintos), recolher (pagar) esses tributos no banco, enviar as guias pagas ao fornecedor por imagem escaneada ou por fax (sic) e pedir que essas guias sejam grampeadas (sic) na Nota Fiscal que acompanha os produtos.
Caso um produto siga para o Rio de Janeiro sem as devidas guias anexadas, essa Nota Fiscal será autuada na barreira fiscal do RJ e a empresa será multada.
Ou seja, ao deixar o Portal de Pagamentos fora do ar, todos os pedidos feitos hoje só poderão seguir viagem amanhã, pois não foi possível gerar as guias (DARJs) através do servidor tropeçante!
No atual cenário comercial, um dia de atraso é sinônimo de prejuízo!
Na Sinco temos por prática de fazermos "forecast" (provisionar o consumo de itens e adquiri-los para estoque, antes que venham a faltar no estoque), mas sabemos que essa não é uma prática tão corriqueira no comércio de tecnologia. É muito comum vermos integradores que só adquirem certas peças após o pedido ser fechado pelo cliente. Um atraso de mais um dia é prejudicial para essas empresas.
Para encerrar, não discutimos a legitimidade da tributação! Acreditamos que um mercado justo tem a obrigação de seguir as leis. Porém, cabe ao Estado criar mecanismos facilitadores que tornem essa tributação mais ágil e descomplicada. Ao "atrapalhar" o mercado com uma infraestrutura ineficiente o Estado "atravanca o progresso".
O texto de hoje foi um desabafo de Ralph Vils, diretor da Sinco Sistemas.
Editado: Em 14/09/2010 o portal manteve-se estável. Hoje, 15/09/2010, voltou a cair. Manteve-se com o erro "Servidor Ocupado" durante todo o dia, desde 10:30 até 16:30!