Seja na compra de um novo servidor, ou pensando no upgrade do parque atual, esse final de ano está marcado por custos muito interessantes.
O custo para evoluir de 8GB para 32GB de RAM em servidores Dual Xeon® tem se mantido próximo a R$600,00, ou seja, um ônus por volta de 10% do valor do equipamento significa quadruplicar a capacidade de RAM!
Projeções futuras...
Uma série de fatores vem contribuindo para que as memórias estejam com custos muito interessantes e, analisando as tendências, é provável que os primeiros trimestres de 2012 tragam uma elevação dos custos.
Segundo relatório da iSupply referente ao terceiro trimestre de 2011 (Q3/11), os custos de DRAM vem caindo há cinco trimestres, principalmente devido à grande capacidade de inventário dos fabricantes.
Em virtude das enchentes que prejudicaram severamente a produção de HDs no quarto trimestre de 2011, há uma tendência de crescimento no volume de SSDs e, aproveitando o baixo custo das memórias, muitos fabricantes de notebooks e desktops migraram sua chamada de marketing para essas, as memórias.
Já é notado no mercado que os PCs de consumo (notebooks e desktops) reduziram sua capacidade de HD e, para prenderem a atenção do consumidor, dobraram a quantidade de memória. Dessa maneira os fabricantes conseguem atrair o consumidor para seus modelos, sem que esse perceba que o HD diminuiu.
Essa prática está demandando bem mais memórias que os trimestres passados e, aliado ao crescimento dos SSDs, os estoques mundiais começarão a desinchar, levando a um ajuste da commodity.
Aproveitando o momento...
Como os custos ainda não sofreram os reflexos desse aumento de volume e ainda estão no vale da curva de preços, sugerimos fortemente que nossos usuários considerem embarcar o máximo possível de memória em seus equipamentos, aproveitando o momento oportuno e incrementando a capacidade produtiva de seu parque!