Como podemos notar no diagrama abaixo, cada processador mantém comunicação com 4 canais duplos de memória (8 slots). Dessa maneira, mesmo havendo 16 slots de memória na placa mãe, o usuário não consegue popular todos os slots caso possua apenas 1 processador.
Havendo apenas um processador, ao preencher os 16 slots de memória o usuário perceberá que apenas os oito primeiros serão contadas pelo sistema.
Para que os dezesseis slots sejam plenamente reconhecidos é imprescindível a presença do segundo processador.
Ainda nesse diagrama é possível notar que o quinto slot PCI-E (slot mais distante dos processadores) é comunicado diretamente com o segundo processador.
Tal qual ocorre com os bancos de memória, esse slot só será iluminado caso hajam dois processadores.
Havendo apenas 1 processador no servidor o usuário notará que qualquer placa conectada ao slot 5 não será reconhecida!
Essa informação está presente na documentação técnica da placa mãe e, sobretudo, deve ser ressalvada pelo fabricante do servidor quando ocorrer a integração de apenas um processador.
Uso de apenas 1 processador em plataformas biprocessadas:
Apesar de bem menor que no passado, ainda ocorre uma discreta parcela de usuários que questionam sobre adquirir uma plataforma biprocessada porém, visando economia de custos, embarcando apenas 1 processador Xeon®.
Essa opção de compra é fortemente desencorajada, uma vez que todos os custos que envolvem a preparação para equipamentos biprocessados serão envolvidos (placa mãe com 2 soquetes, fonte com alimentação para 2 processaores, gabinetes de dimensões maiores etc) em contrapartida, a única economia será o custo do segundo processador.
Visitando modelos de Workstations e Servidores, e atentando aos custos avulsos de cada processador, é fácil perceber que o custo de 1 processador oscila entre 10% e 25% do valor total do equipamento e, por se tratar de abdicar do segundo processador, representa abrir mão de 50% do poder de processamento. Sumarizando: Uma economia de 10% a 25%, em detrimento de 50% de perda (ou "não ganho") de desempenho, não é uma escolha indicada.
Uma parcela ainda mais reduzida de usuários crê que a aquisição de um modelo biprocessado com apenas 1 processador assegurará um crescimento futuro (upgrade para o segundo processador). Essa expectativa precisa ser controlada, pois não se trata apenas de adquirir um segundo processador! Para uso em paralelo é mandatório que os 2 processadores tenham sido fabricados com o mesmo Stepping Code (vulgo "SL number"). Como o Stepping Code sofre alterações sazonais (como revisões de fabricação), a tarefa de obter um segundo processador com o mesmo "SL Number" do primeiro acaba comprometendo os planos de upgrade do usuário.