Com investindo de R$ 13,8 milhões a CPFL Energia inaugurou a Usina Solar de Tanquinho, maior planta de geração de energia limpa e renovável do país.
A CPFL Renováveis, subsidiária do Grupo CPFL, foi a responsável pela construção do empreendimento e será a responsável pela gestão e operação da usina.
Painéis de "filmes finos" vem sendo testados em países com clima semelhante ao Brasil, pois são mais indicados para localidades onde a temperatura é mais elevada. Além disso, serão testados arranjos de painéis fixos e móveis (tracking, que acompanham o sol), bem como a integração da energia solar com a energia eólica, através da inclusão de um aerogerador de pequeno porte.
“A escolha do local explica-se por vários aspectos técnicos: por ser dentro de uma subestação, dispensa a necessidade de construção de rede de transmissão e, ao mesmo tempo, reduz as perdas. Além disso, o terreno onde será feita a implantação é plano e não haverá necessidade de realizar supressão da vegetação para instalação dos painéis”, explica Fernando Mano, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia.
“Investimos nessa tecnologia por acreditarmos que projetos de geração de energia com fontes limpas são fundamentais para garantir o suprimento futuro e o crescimento do país”, finaliza Mano.
"A demanda de energia solar ainda é incipiente no Brasil, mas deverá se consolidar nos próximos dois anos", afirma Wilson Ferreira Jr., presidente da CPFL Energia, em nota.
Foto: Divulgação/CPFL