Programa Nacional de Banda Larga já chega a 3.214 municípios

Programa Nacional de Banda Larga

O PNBL (Programa Nacional de Banda Larga, que possibilita a oferta de internet rápida a preços populares), está disponível em mais de 3,2 mil municípios do país, segundo dados do Ministério das Comunicações, isto é, 57% do total de municípios brasileiros.
O Ministério das Comunicações prevê que, até o fim de 2014, todos os municípios brasileiros devem ser atendidos pelas operadoras.


Por meio da parceria entre o Ministério das Comunicações e as concessionárias de telefonia, as empresas comercializam pacotes de acesso à internet com velocidade de 1 megabit por segundo a R$ 35 mensais (com impostos). Das 364 localidades atendidas no primeiro trimestre deste ano, a maioria está situada nas regiões Norte e Nordeste do país.

A oferta do Programa Nacional de Banda Larga aos municípios é feita de duas formas: tanto pela Telebras e pequenos provedores; quanto pelas concessionárias de telefonia fixa (Oi, Telefonica, Algar Telecom e Sercomtel).

A Telebras construiu mais de 25 mil km de redes de telecomunicações, capazes de atingir inclusive as localidades onde não há oferta por parte das concessionárias. A rede da Telebras chega até a entrada dos municípios. De lá, os pequenos e médios provedores que firmaram acordo com a estatal captam o sinal e levam a conexão até a casa do cidadão pelo preço popular do PNBL, com velocidade de 1 megabit por segundo a R$ 35 (com impostos).

A oferta da Telebras e parceiros já chega a 268 municípios em 13 estados e no DF.
Já as concessionárias firmaram um acordo com o Ministério das Comunicações com o objetivo de contribuir para a popularização da internet no Brasil, oferecendo o serviço nos moldes do PNBL. No total, 3.214 municípios, em 25 estados e no Distrito Federal, já estão sendo beneficiados pelo acordo com as concessionárias.

Lista dos municípios atendidos pelo PNBL


Fonte: Texto da Agência Brasil

Visite Sinco.com.br