Notória por seu trânsito caótico e uma certa "desordem urbana", a cidade de Roma chamou a atenção da população abrindo um canal de comunicação onde os romanos podem contribuir com a polícia.
Desde dezembro de 2013 o perfil oficial da Polícia de Roma (@PLRomaCapitale) conclama os cidadãos a denunciarem carros estacionados em fila dupla , buracos em estradas e até mesmo camelôs ilegais enviando um tweet com foto e localização das infrações.
Com um efetivo em torno de 6300 funcionários e apenas 1.200 policiais realmente presentes todos os dias nas ruas da cidade, o ex-chefe da polícia e atual capitão de polícia local, Rafael Clemente, arregimentou nas redes sociais a cobertura que precisava para o que chama de "controle de rua".
Nos primeiros 30 dias o perfil já recebeu mais de 1.100 relatos, em grande parte, relativos ao tráfego, mas também há casos de denúncia de comércio ilegal.
Acreditamos profundamente no poder de contribuição dos cidadãos com seus governantes e gestores públicos.
Exemplos como esse de Roma poderiam despertar uma cooperação entre a sociedade e as autoridades locais, promovendo a melhora dos espaços públicos para todos os cidadãos!