Essa decisão é fortemente desencorajada, uma vez que todos os custos que envolvem a preparação para equipamentos biprocessados estarão presentes (ServerBoard com 2 soquetes, memórias ECC ou ECC/REG, fonte com alimentação para 2 processadores, gabinetes de dimensões maiores etc) em contrapartida, a única economia será o custo do segundo processador.
Visitando modelos de Workstations e Servidores, e atentando aos custos avulsos de cada processador, é fácil perceber que o custo de 1 processador oscila entre 10% e 25% do valor total do equipamento e, por se tratar de abdicar do segundo processador, significa abrir mão de metade do poder de processamento!
Sumarizando: Uma economia de 10% a 25%, em detrimento de 50% de perda (ou "não ganho") de desempenho, não é uma escolha vantajosa.
Possibilidade de um upgrade futuro:
Uma parcela ainda mais reduzida de usuários crê que a aquisição de um modelo biprocessado com apenas 1 processador assegurará um crescimento futuro (upgrade para o segundo processador).
Essa expectativa precisa ser controlada e esclarecida, pois não se trata apenas de adquirir um segundo processador!
Para uso em paralelo é mandatório que os 2 processadores tenham sido fabricados com o mesmo Stepping Code (também chamado de "SL number").
Em uma analogia simples, processadores com o mesmo Stepping Code são como "produtos do mesmo lote".
Como o Stepping Code sofre alterações sazonais (como revisões de fabricação), a tarefa de obter um segundo processador com o mesmo "SL Number" do primeiro acaba comprometendo os planos de upgrade do usuário.
Com o passar dos meses a dificuldade de encontrar compatíveis, além de árdua, torna-se mais onerosa (pois envolve um pedido específico ao fabricante, ou a manutenção de um estoque para "upgrades" sem a garantia de vendas futuras).
Na imagem abaixo é fácil identificar que ambos os processadores Intel® Xeon® E5-2699V3 têm o mesmo Stepping Code (SR1XD, na terceira linha da gravação a laser).
Metade dos Slots de Memória:
Outra informação importante é lembrar que os slots de memória das ServerBoards são atrelados aos processadores, ou seja, metade para CADA processador.
Em um sistema populado com apenas o primeiro processador, apenas os slots desse processador estarão ativos. Memórias instaladas nos slots do segundo processador sequer serão contadas.
Tomando como exemplo uma ServerBoard Intel® S2600CW com 16 slots DDR4, o usuário terá, de fato, 8 slots para cada processador instalado.
Portanto, para reconhecer a totalidade de slots é necessário o uso de 2 processadores.
Veja : É necessário o segundo processador para reconhecer toda a memória do sistema