ISPs regionais ultrapassam 2 milhões de conexões em fibra e detém 45% da base FTTH brasileira

ISPs regionais chegam a 2 milhões de conexões em fibra

Em 29 de agosto a Anatel divulgou o balanço com a evolução dos grupos SCM até julho/18 e os pequenos provedores regionais atingiram a marca de 2 milhões de conexões em fibra, o que representa 45,2% de toda a base FTTH do mercado brasileiro.

Em números gerais (somando todas as tecnologias de conexão fixa) o mercado brasileiro de banda larga apresentou 30,545 milhões de acessos no início do segundo semestre, o que reflete um aumento de 9,50% no acumulado do ano.

Segmentando apenas a base de fibra no país o mês de julho fechou com 4,427 milhões de acessos, refletindo um crescimento de 7,14% no mês e 82,98% o acumulado anual.
FTTH é, inegavelmente, a tecnologia que mais cresce no mercado, mas ainda há muito espaço para expansão.

As conexões xDSL continuam representando o maior volume, com 12,789 milhões de acessos, mas vêm perdendo instalações a cada mês.
Em segundo lugar vêm as conexões Cable Modem, com um total de 9,275 milhões de contratos.

Os ISPs regionais ainda não ultrapassaram a Oi como o terceiro maior grupo porém, mantendo-se as tendências atuais, as linhas devem se cruzar entre os meses de setembro ou outubro desse ano.

Corte por velocidade

Corte por Velocidade
Outro indicativo que favorece o cenário atual da banda larga fixa é a segmentação por largura de banda.
Os recortes acima já demonstram que as instalações com 34Mbps ou mais já representam mais que os recortes 512Kbps e 512K~2Mbps somados.

O grande volume de contratos, com 59% de toda base instalada, ainda se consolida nas velocidades entre 2Mbps e 34 Mbps.

Horizonte
O acesso à internet no Brasil continua sendo puxado pelos pequenos provedores, o que fortalece o mercado, expande tecnologia e emprega mão de obra qualificada.
A tendência de crescimento das conexões FTTH é irreversível, já que representam 80% das novas instalações em banda larga.
Visite Sinco.net

Inverno ou verão... E a temperatura dos servidores...


 Inverno ou verão... E a temperatura dos servidores...

Já estamos quase fechando agosto e, analisando os 2 últimos meses de chamados ao suporte, constatamos que nenhum usuário abriu um chamado que fosse identificado como origem térmica.
Sejam beeps do servidor, alertas térmicos evidentes, ou a avaliação do nosso atendimento técnico (com base na anamnese), simplesmente nenhuma ocorrência.


 Inverno ou verão... E a temperatura dos servidores...  Inverno ou verão... E a temperatura dos servidores...

Ok, mas... Qual a relevância disso para o MEU servidor?
Acreditamos que precisávamos dividir essa informação com nossos usuários para alertá-los para o fato de que um servidor não pode alarmar no verão e NÃO alarmar no inverno! Afinal, se o seu datacenter, CPD ou sala de servidores possui temperatura controlada, essa temperatura será sempre a mesma (internamente), seja inverno ou verão.

Não importa se os termômetros de rua estão marcando +42º em janeiro ou -3º em julho! Dentro do datacenter a temperatura será sempre a mesma (variando conforme a possibilidade de cada um, em geral, de +16º a +25º).

Reforçamos: Se hoje seus servidores estão estáveis e sem alarmes, no verão eles tem a obrigação de estarem na mesma temperatura! Não importa se é verão.



Inverno ou verão... E a temperatura dos servidores...

Melhorar a refrigeração do Datacenter ou CPD... A hora é agora!
Todavia... Se os seus servidores apresentaram alertas térmicos durante o verão e hoje estão estáveis, esse é um indicativo de que, no verão, seus sistemas de refrigeração não foram suficientemente dimensionados para as necessidades térmicas da(s) sala(s) de servidores.
Aproveite essa época de temperaturas mais baixas para providenciar melhorias nos sistemas de refrigeração do seu datacenter, CPD ou sala de servidores.
Com temperaturas naturalmente mais baixas é bem mais simples desligar alguns sistemas para realizar melhorias, troca de aparelhos, manutenção, desobstrução, recargas, etc.
Até setembro é bem provável que seus servidores continuem com temperatura favorável. Não espere a chegada da primavera para voltar a receber alertas térmicos, nem a chegada do verão para sofrer desligamentos por precaução de limite de temperatura atingida!



Visite Sinco.net